segunda-feira, 23 de maio de 2011

Toda a gente já viu, ou pelo menos ouviu falar do programa Peso Pesado.
De vez em quando dou uma espreitadela, e só não vejo mais vezes porque fico sem paciência para aquela abordagem demasiadamente sentimental da coisa. Parece-me que não se justifica tanta lágrima e ranho, e acabam por se aproveitar das fragilidades dos concorrentes. Mas não gozo com aquelas pessoas, isso não. Consigo perceber o que sentem, entendo o processo pelo qual estão a passar (com a agravante de serem filmados na maior parte do dia). E quando digo que os percebo bem não digo isto da boca para fora. Falo por experiência própria, porque já tive excesso de peso, muito.
Sim eu já pesei 91 kg.
E engane-se quem pensa que é algo que se possa encarar de ânimo leve.
A decisão de perder peso partiu de mim. Isto porque para os outros era normal eu ser gorda! Até o ex-namorado ao ver-me engordar e atingir esse peso me dizia que eu estava muito bem assim... Sim, porque o ciúme era de tal forma doentio, que para ele quanto mais gorda eu estivesse, menos os outros homens iriam olhar para mim!
Fui pelos meus próprios pés a uma nutricionista, comecei a fazer algum exercício , acabei com a relação (já não dava mais...e ainda bem que o fiz) e inscrevi-me num ginásio (porque segundo esse ex, ginásio era local de engate).
Segui à risca as indicações e perdi 20kg! E nunca recorri a medicamento algum. E isto já foi há alguns anos.
Claro que é preciso adoptar um estilo de vida saudável, e mantê-lo continuamente, senão corre-se o risco de aumentar novamente de peso.
Escusado será dizer que me tornei numa pessoa bastante diferente, não só fisicamente. Acima de tudo aprendi a valorizar-me, a gostar de me olhar ao espelho, a sentir-me bem na minha pele. Continuo a ter os meus defeitos, como é óbvio. Se pudesse ainda mudaria algumas coisas, teria menos uns 5 kg :p Mas isso vai lá com o tempo! Não vivo obcecada com isso, mas também não me desleixo.

Por isto tudo vos digo, acima de tudo temos de fazer as coisas por nós próprios, não pelos outros, ou para agradar os outros. E nunca devemos pôr em risco a nossa saúde, com falsas promessas de emagrecimentos miraculosos ou coisa que o valha. As coisas demoram o seu tempo a voltar ao sítio, mas com algum sacrifício e paciência acabam por lá chegar!


2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do que escreveste.
É pena existirem pessoas que se deixam sufocar por companheiros demasiado possessivos. Felizmente não foi o teu caso :)
Nunca tive peso a mais (aliás, tenho é de me esforçar para não emagrecer) mas acredito que seja preciso muita força de vontade. E já agora, pelas fotos dos outfits não acho que precises de perder os 5kg. Pareces estar muito bem assim :) Opinião sincera.
*

Lipa disse...

Muito bem escrito! :) Muitos parabéns pela coragem e pela força! :)