sábado, 21 de maio de 2011

Não se iludam, vejam as tabelas ;)

Relativamente aos iogurtes magros, há que ter noção que o facto de estar lá escarrapachado "MAGRO" não significa que o iogurte tenha poucas calorias.
E passo a exemplificar com 3 meninos retirados do frigorífico cá de casa.


Olhando para a tabela nutricional de cada um:

97 kcal por iogurte

43 kcal por iogurte

51 kcal por iogurte
Claro que estes valores variam conforme o tipo de iogurte (se é de pedaços ou não, por exemplo) e conforme a marca.
Obviamente não se podem esperar milagres e seria praticamente impossível um iogurte cremoso de cheesecake de limão ter as mesmas calorias que um simples iogurte magro de aromas. 
Apenas estou a realçar a importância da leitura do rótulo dos alimentos, basta perder uns segundos para termos uma melhor noção das coisas. E como podem ver acima, existem tabelas mais completas que outras, e temos de ter em atenção se o valor calórico indicado é referente ao total da embalagem, ou apenas a 100g de produto. 
O meu sincero conselho, variem na escolha dos iogurtes, experimentem novos sabores e novas marcas, mas não se fiquem apenas pelos que sabem melhor, porque dificilmente esses serão os menos calóricos! 

6 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso já tinha reparado nisto. Alguns produtos magros ou light acabam por ter ainda mais calorias que os "normais". E alguns light até contêm mais gorduras saturadas, por isso acabam por fazer pior. É preciso ler sempre os rótulos e não nos deixarmos ir pelo "magro", "light", "natural".
*

Marília Domingos disse...

Muito cuidado com os light: Não têm açucar mas contem um adoçante chamado aspartame. Pelo menos dois dos iogurtes que aqui colocou têm aspartame. É perigosissimo, pode causar dores abdominais, ataques de ansiedade, artrite, asma, hipo ou hiperglicemia, tumores e cancro cerebrais, ardor nos olhos e garganta, tosse crónica, fadiga, depressão, tonturas, diarreia, queda de cabelo, hipertensão, palpitações, insónia, irritabilidade, impotência sexual, problemas menstruais, perda de memória, vómitos, formigueiros nas extremidades, vertigens, aumento de peso, dificuldade em concentrar-se, diabetes, entre outros. Tenham muito cuidado, evitem ao máximo comprar alimentos que contenham este ingrediente. A maioria dos produtos light, sumos, refrigerantes e pastilhas elásticas tem.

Existe também outros ingredientes a ter em conta, pode ve-los aqui: http://amo-osanimais.blogspot.com/2011/05/comida-nao-sera-antes-veneno.html

Gracinha disse...

Olá Ana! Muito obrigada pela informação. Eu já tinha uma noção dos malefícios do Aspartame, mas assim fiquei mais esclarecida. Eu vou alternando os iogurtes magros, com os normais, mas a partir de agora vou ter ainda mais atenção a esse aspecto.

Infelizmente as coisas parecem cada vez mais artificiais, e uma pessoa até fica sem saber para onde se virar :(

Vou ler o que me recomendou ;)

Beijinho

Marília Domingos disse...

De nada... Tenha também atenção aos normais, também há muitos com aspartame. :-(

Beijinhos

Gracinha disse...

Infelizmente as coisas são cada vez menos naturais :(

C*inderela disse...

eu adoro o da Adagio, é mesmo bom. também costumo ler alguns rotulos e compara-los.

bjokas