domingo, 15 de maio de 2011

Viagem à Suíça (2)

Berna


Barengraben

Os ursos pardos, intimamente associados à fundação de Berna em 1191, têm sido mantidos num covil (Barengraben) desde o século XVI à entrada da Nydeggbruck, do outro lado do rio, junto ao extremo oriental da cidade velha.

Uma das várias pontes que atravessam o rio Aare


Uma das ruas da cidade velha de Berna - Altstadt

Com muitas das suas ruas reservadas a peões e aos transportes públicos, a compacta cidade velha de Berna proporciona agradáveis passeios a pé. E de bicicleta também!


Kafigturm - a antiga porta no extremo ocidental da Marktgasse

A Marktgasse marca hoje o centro da zona comercial de Berna, com as suas arcadas repletas de lojas, restaurantes e cafés. Nesta rua situam-se ainda duas fontes renascentistas: a Anna-Seiler-Brunnen, em memória da mulher que fundou o primeiro hospital da cidade, em 1354, e a Schutzernbrunnen (Fonte do Atirador).


Schutzernbrunnen (Fonte do Atirador)



Munster St Vinzenz
É a mais recente das grandes catedrais góticas suíças. Apesar de os trabalhos na catedral terem começado em 1421, só ficaram concluídos em 1893. Com exactamente 100 metros de altura, é a igreja mais alta da Suíça e o maior edifício eclesiástico. A torre ainda é habitada por guardiões.
Nesta altura a parte superior estava em manutenção. Não consegui visitar o seu interior porque estava a decorrer um concerto de música.



Pormenor do portal central

O tímpano do portal central (século XV) foi lavrado com uma belíssima representação do Juízo Final. Os Condenados ocupam o lado esquerdo, enquanto os Eleitos se encontram à direita.
Em qual dos lados vocês se enquadram?! :p


Rio Aare






Boneco de neve :)

Sem comentários: